Como é feita a tarifa social?

Uma tarifa social é um desconto no pagamento de eletricidade ou gás natural para clientes economicamente vulneráveis.

Quais são as condições necessárias para que a tarifa social esteja disponível para você?

É necessário ser titular de um contrato de fornecimento de energia, com uma potência contratual inferior ou igual a 6,9 kva em sua casa, e ser beneficiário de benefícios sociais ou ter um rendimento anual igual ou inferior a 6.272 euros mais 50% para cada membro adicional da família que não tenha renda.

A renda anual máxima permitida depende do número de membros da família sem renda. Na ausência de dependentes - 6.272 euros por ano, com um dependente - 9.408 euros, com dois - 12.545 euros, e assim por diante, de acordo com a escala legalizada.

Benefícios sociais que são levados em conta:

 - subsídio de solidariedade para pensionistas;

- subsídio social adicional;

- subsídio de desemprego;

- subsídio de família;

 pensão social por velhice;

 pensão social de invalidez de regime especial de proteção ou suplemento do benefício social.

Também é possível concluir um contrato para o fornecimento de gás natural a uma tarifa social, mas as condições são um pouco diferentes. Sua escala de consumo deve ser 1 ou 2, em sua residência permanente, e você deve ser o destinatário de um dos seguintes benefícios sociais:

 - subsídio de solidariedade para pensionistas;

- subsídio social adicional;

- subsídio de desemprego;

- 1 Nível de benefícios familiares;

- uma pensão social por invalidez de regime especial de protecção ou um suplemento ao benefício social.

A tarifa social é atribuída de forma automática e centralizada por todos os fornecedores de energia, sob a direção da Direção Geral de energia e Geologia (DGEG).

Se você não foi considerado adequado no último processo automatizado,

mas você acha que tem direito a benefícios da tarifa social, você pode solicitar às instituições de proteção social, autoridades fiscais e alfandegárias a confirmação de seu status de beneficiário.

Depois de receber a confirmação, você pode enviar a prova através do site edp.pt/contactos (selecione o formulário de contato "Enviar documentos", depois a opção" benefícios da Previdência Social ou condições especiais "e, finalmente," prova de tarifa social"), seja pessoalmente em qualquer loja ou agente da EDP.

O documento de prova deve incluir o nome, o número de contribuinte e o endereço permanente do titular do contrato, que deve corresponder ao endereço do local de consumo onde você deseja obter a tarifa social.