Portugal compromete-se a mudar totalmente para energias renováveis

 O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou os importantes compromissos climáticos do seu país no cenário mundial. Ele disse que Portugal pretende produzir 100% de eletricidade a partir de fontes renováveis até 2030. Este ambicioso compromisso foi anunciado durante o discurso do presidente na cúpula de ambição climática na sede da ONU em Nova York.

De acordo com o chefe de estado, Portugal também espera atingir 80% da quota de energias renováveis na produção de eletricidade até 2026. Essas medidas visam combater as mudanças climáticas e estimular a produção sustentável de energia.

A Associação Ambiental Zero congratula-se com estes compromissos de Portugal e sublinha a sua importância. A organização também observa que o compromisso de atingir 100% de eletricidade renovável até 2030 deve ser incluído na versão final do Plano Nacional de energia e clima.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa também apoia a meta de neutralidade climática e anunciou planos para duplicar os investimentos de Portugal em pesquisa científica e tecnológica relacionada ao setor marítimo. Essas ações visam desenvolver soluções inovadoras para a gestão sustentável dos recursos marinhos e combater as mudanças climáticas.