Quem é o mediador de conflitos sociais

Um mediador de conflitos sociais é um especialista que ajuda a resolver confrontos entre grupos de pessoas para encontrar uma saída pacífica. Ele pode trabalhar com conflitos que surgem por várias razões-cultural, religiosa, nacional e qualquer outra.

Por exemplo, na França, na década de 1990, os mediadores resolveram quase todas as disputas de propriedade, na Índia, em 1947, a resolução de disputas trabalhistas por meio da mediação foi aprovada por lei.

No entanto, o mediador não pode aconselhar ou prestar assistência jurídica a uma das partes e divulgar informações sobre uma disputa sem o consentimento das partes.

Em Portugal, a mediação deve ser realizada de acordo com os requisitos da Lei Federal "sobre um procedimento alternativo de resolução de litígios envolvendo um mediador". A mediação profissional pode ser realizada por pessoas com mais de 25 anos.


O que os mediadores resolvem

Aqui estão algumas situações que os mediadores russos ajudam a resolver. Ao mesmo tempo, as capacidades dos especialistas não se esgotam com esses exemplos — os mediadores podem ajudar na resolução de vários conflitos.

Devolução de dinheiro transferido por engano

A mulher estava transferindo dinheiro para comprar um filhote através de um banco on-line por um número de telefone e digitou o número incorretamente. O dinheiro foi para um homem cujas contas foram apreendidas pelos oficiais de Justiça. Com a ajuda de um mediador, a mulher negociou com os oficiais de Justiça, e eles concordaram em emitir documentos para devolver o dinheiro da conta presa.

Conflito na escola

O professor não conseguia encontrar uma linguagem comum com a sexta série. Os alunos estavam em conflito com ela, com outros professores e com alunos de outras classes. Os mediadores realizaram reuniões entre a administração da escola e os pais, bem como entre os alunos e o supervisor da turma. Como resultado, foi possível descobrir as causas do conflito e desenvolver regras gerais de comunicação. A relação entre professor e alunos melhorou.

Disputas entre vendedores e compradores mulher

A mulher comprou um vestido de noite, mas dois dias depois decidiu devolvê-lo. O vendedor acredita que a mulher já usou o vestido e se recusa a devolver o dinheiro. Com a ajuda do mediador, as partes negociaram. O vendedor devolveu o dinheiro menos o custo da limpeza a seco.